Programa Inova Labs Fiocruz



Programa de imersão para treinamento de servidores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Fiocruz no desenvolvimento de soluções em saúde.


Queremos impulsionar sua pesquisa, para que ela chegue à sociedade!

 

Veja os selecionados!

O Inova Labs Fiocruz é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto aos pesquisadores da Fiocruz em todo o país para o desenvolvimento de soluções que possam resolver lacunas relevantes do sistema público de saúde.


Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes.


O programa oferece suporte na construção de estratégias adequadas para a inserção de uma nova solução (produto/processo/serviço/sistema) no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe. Tudo isso de forma hibrída!

VEJA O DEPOIMENTO DE EX-PARTICIPANTES!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Testar e validar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades a partir de uma metodologia direcionada que combina capacitação, modelagem e competição. As equipes participantes do programa terão oportunidade de interação com o com as áreas diversas da Fiocruz, visando a aplicação de suas tecnologias no SUS.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 5ª Rodada do Inova Labs Fiocruz já estão encerradas!

SOBRE O PROGRAMA

Serão selecionadas até 16 equipes na quinta rodada do Inova Labs Fiocruz.

O programa é dividido em 4 momentos:

Team Selection

Serão selecionadas até 25 equipes para a fase de entrevistas. No final de todo o processo de seleção, no máximo 16 equipes participarão do programa.

BioBusiness Model

Nesta etapa ajudaremos a criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado.

Labs

Suporte de especialistas para desenvolver uma estratégia para iniciar ou aprimorar a sua atuação no mercado, elaborarão um pitch paper (plano de negócio simplificado), conjuntamente com um pitch para apresentação oral.

Demoday

Evento em que as equipes mais bem pontuadas apresentam a sua solução e a sua estratégia para investidores e potenciais parceiros, marcando o encerramento da rodada de Pré-aceleração onde será anunciada a equipe vencedora.



BENEFÍCIOS

Mentoria e conexão com potenciais parceiros




Metodologia específica para ciências da vida



Suporte e acompanhamento dos projetos



Espaço de trabalho durante as atividades do programa



Interação com instituições organizadoras: Fiocruz, DECIT e a Fundação Biominas.




Workshops e treinamentos relacionados a empreendedorismo e inovação tecnológica


Acesso a uma rede de fundos de investimentos e investidores-anjo




QUER SABER

MAIS SOBRE

O PROGRAMA?



Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

Quem pode participar?

Equipes compostas por servidores e alunos de pós-graduação da Fiocruz que possuam ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups em áreas do setor de saúde. Para cada equipe é necessário um servidor Fiocruz como líder/coordenador de equipe.


Quem NÃO pode participar?

Não estão elegíveis a participar do programa Inova Labs Fiocruz pesquisadores, empreendedores, alunos ou servidores externos à Fiocruz.


O Programa Inova Labs é uma capacitação ou uma competição?

Ambos! Durante o Inova Labs, os participantes serão capacitados quanto à aspectos de negócios e gestão, e também na parte técnica, aprendendo sobre inovação tecnológica de forma prática. O intuito é ensinar os colaboradores da Fiocruz a aplicar seus projetos e pesquisas científicas para o mercado. Para isso, acreditamos que uma competição entre as equipes inscritas é saudável, gerando mais dedicação dos participantes e senso de comunidade.


Estou com dificuldades em responder o questionário de inscrição.

Caso tenha dificuldades, você pode entrar em contato com a equipe Biominas, através do e-mail gabrielaarruda@biominas.org.br.


Tenho que pagar para participar?

Não! O Inova Labs Fiocruz é gratuito. O Inova Labs Fiocruz não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


O Inova Labs oferece bolsas-auxílio?

O Inova Labs Fiocruz não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


Quem organiza o Inova Labs Fiocruz?

Esta é uma iniciativa conjunta entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Biominas.


Qual é o objetivo do programa?

Com o programa Inova Labs, a Fiocruz pretende potencializar a criação de futuros negócios e startups de acordo com suas diretrizes institucionais, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da inovação em saúde no país. Além disso, tem como objetivo preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que possam solucionar problemas reais da população brasileira e avançar ainda mais na transferência de conhecimento gerado na Fiocruz.


Quando acontece?

O início da rodada Inova Labs Fiocruz 05 será no dia 16 de Outubro de 2023.


Qual é a duração do programa?

A 5a Rodada do Inova Labs Fiocruz terá duração de aproximadamente 8 semanas, com previsão de que as atividades aconteçam em até quatro dias seguidos por semana (segunda a quinta-feira), no período da manhã, entre os dias 16 de outubro e 08 de dezembro de 2023. Durante tal período, a presença de pelo menos um membro da equipe é exigida.


Como funciona uma rodada híbrida?

As atividades da rodada acontecerão ao longo de 08 semanas de forma híbrida. Haverá 3 (três) encontros presenciais ao longo da pré-aceleração, sendo o primeiro durante a fase BioBusiness Model, o segundo na fase Labs e o terceiro no Demoday. Os encontros presenciais serão no Rio de Janeiro. As demais semanas serão compostas por atividades online. As despesas com transporte e hospedagem de 2 representantes por equipe selecionada oriundas de cidades fora da de realização do programa serão integralmente cobertas com recursos financeiros oriundos do orçamento da Fiocruz.


Que tipo de projeto participa do Inova Labs?

Ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups em áreas do setor de saúde.


Preciso ter um produto/processo/serviço/sistema pronto?

Não! O Inova Labs visa auxiliar na estruturação da sua solução técnica em um negócio. Dessa forma, aceitamos a submissão de ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups no programa.


Tenho um projeto em estágio inicial de desenvolvimento. Posso me inscrever?

Sim! Aceitamos projetos no momento de ideação e sem comprovações experimentais.


Quem participa do processo seletivo?

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos, de negócios e representantes da Fiocruz, e também da Biominas Brasil.


Qual é o cronograma?

  • Prazo de inscrição: 01/10/2023
  • Fase de entrevistas: Entre dos dias 05/10/23 e 09/10/23
  • Anúncio das selecionadas: a partir de 10/10/23
  • Início do programa: 16/010/23
  • Fim do programa: 08/12/23