CONFIRA OS SELECIONADOS PARA A PRÉ-ACELERAÇÃO!


Inova Labs SVS | Fiocruz

2ª Rodada

A pré-aceleração que irá apoiar o desenvolvimento de até 15 (quinze) projetos e ideias inovadoras para a melhoria dos pilares de atuação da Rede VigiAR-SUS!



Durante 8 (oito) semanas, as equipes selecionadas terão a oportunidade e o suporte especializado para validar suas soluções e desenvolver as habilidades empreendedoras dos seus times!


Queremos te ajudar a transformar sua solução tecnológica em um negócio e a se aproximar da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde!


O Inova Labs SVS | Fiocruz é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto à pesquisadores e empreendedores de todo o Brasil, para o desenvolvimento de soluções que possam resolver desafios e demandas da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a Rede VigiAR-SUS!


Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes.


Baseado nos pilares de inspiração, engajamento, pré-aceleração e impacto, o Inova Labs SVS | Fiocruz aproxima ideias e projetos às áreas técnicas do Ministério da Saúde e Fiocruz para gerar inovação e melhoria dos pilares da Secretaria de Vigilância em Saúde.

PARA QUEM É O PROGRAMA?

O programa é para empreendedores e pesquisadores com soluções nas seguintes temáticas e áreas do conhecimento (não limitantes):


  • Tecnologias capazes de captar e avaliar/aferir a confiabilidade das informações detectadas e monitoradas por cada pilar da Rede VigiAR-SUS (CIEVS, RENAVEH e PROFESP). Ex: aperfeiçoamento de estratégias de detecção de rumores e avaliação de riscos de rumores captados; interface conjunta de captação de doenças e agravos com potencial para gerar uma Emergência em Saúde Pública (ESP) entre CIEVS, RENAVEH e EPISUS;


  • Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o PROFESP. Ex: tecnologias que melhorem a navegabilidade e experiência do usuário nas plataformas de capacitação; possibilidade de geração de inteligência e dashboards que possam fornecer informações do uso da plataforma para os gestores;


  • Linkage dos sistemas de informação do SUS utilizados pelas equipes de detecção, monitoramento e resposta as emergências em saúde pública. Ex: Cruzamento de dados do Sistemas de Informação do Ministério da Saúde (SIM e SINAN; SINAN e e-SUSVE, etc);
Conheça mais sobre a Rede VigiAR-SUS

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Testar e validar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades a partir de uma metodologia direcionada que combina capacitação, modelagem e competição. As equipes participantes do programa terão oportunidade de interação com o com as áreas técnicas do MS, visando a aplicação de suas tecnologias no SUS.

SOBRE O PROGRAMA

Serão selecionadas até 15 equipes para participar da 2ª Rodada do Inova Labs SVS | Fiocruz.

O programa é dividido em 4 momentos:

Team Selection

Após a etapa de análise dos formulários e entrevistas, 20 equipes serão selecionadas para uma etapa de imersão, que contará com uma vivência na SVS, em Brasília, para conhecer melhor a realidade da instituição. Ao final da semana de imersão, no máximo 15 equipes participarão da pré-aceleração.

BioBusiness Model

Nesta etapa ajudaremos a criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado.

Labs

Suporte de especialistas para desenvolver uma estratégia para iniciar ou aprimorar a sua atuação no mercado, elaborarão um pitch paper (plano de negócio simplificado), conjuntamente com um pitch para apresentação oral.

Demoday

Evento em que as equipes mais bem pontuadas apresentam a sua solução e a sua estratégia para investidores e potenciais parceiros, marcando o encerramento da rodada de Pré-aceleração onde será anunciada a equipe vencedora.



BENEFÍCIOS

Mentoria e conexão com potenciais parceiros




Metodologia específica para ciências da vida



Suporte e acompanhamento dos projetos



Espaço de trabalho durante as atividades do programa



Interação com instituições organizadoras: SVS/MS, Fiocruz e a Fundação Biominas.




Workshops e treinamentos relacionados a empreendedorismo e inovação tecnológica


Acesso a uma rede de fundos de investimentos e investidores-anjo




CRONOGRAMA

QUER SABER

MAIS SOBRE

O PROGRAMA?


Baixe aqui o edital



Seus dados estão protegidos conosco.

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

Com o objetivo de tirar as dúvidas dos interessados na pré-aceleração do Inova Labs SVS | Fiocruz realizamos um webinar online e disponibilizamos a gravação do evento neste link do YouTube. Lá você vai encontrar informações sobre a operação da Rede VigiAR-SUS que podem te ajudar a compreender melhor como sua solução pode ajudar na resolução dos desafios vivenciados pelas estruturas de preparação e resposta para emergências em saúde pública do Sistema Único de Saúde! Você também pode acessar por este link a apresentação feita pela equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) durante o evento.


Abaixo também estão indicadas algumas perguntas frequentes sobre o projeto e que também podem ser as suas!


Quem pode participar?

Equipes compostas por empreendedores ou pesquisadores que possuam ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups voltados para a melhoria da atuação dos pilares da Rede Vigiar-SUS, nas temáticas e áreas do conhecimento voltadas à garantir a confiabilidade de informações detectadas e monitoradas pela Rede, cruzamento de dados dos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde, bem como melhoria das plataformas de capacitação,


O Programa Inova Labs SVS | Fiocruz é uma capacitação ou uma competição?

Ambos! Durante a pré-aceleração, os participantes serão capacitados quanto à aspectos de negócios e gestão, e também na parte técnica, aprendendo sobre inovação tecnológica de forma prática. O intuito é ensinar os empreendedores e pesquisadores a aplicar seus projetos e pesquisas científicas para o mercado. Para isso, acreditamos que uma competição entre as equipes inscritas é saudável, gerando mais dedicação dos participantes e senso de comunidade.


Estou com dificuldades em responder o questionário de inscrição.

Veja o vídeo explicativo para maiores esclarecimentos relativos ao formulário de inscrições: https://youtu.be/sjMNZ59VH5U


Estou com dificuldades para usar a plataforma de inscrições.

Veja o vídeo explicativo sobre o uso da plataforma de inscrições Younoodle: https://youtu.be/TiZsR2Lc_lM


Tenho que pagar para participar?

Não! O Inova Labs SVS | Fiocruz é gratuito, e os custos de deslocamento e diárias para os encontros presenciais serão cobertos para até 1 (um) participante por equipe selecionada.


O Inova Labs oferece bolsas-auxílio?

O Inova Labs SVS | Fiocruz não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


Quem organiza a 2ª Rodada do Inova Labs SVS | Fiocruz?

Esta é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Biominas.


Qual é o objetivo do programa?

Com esta rodada de pré-aceleração, a Secretaria de Vigilância em Saúde pretende potencializar a criação de futuros negócios e startups, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da inovação em saúde no país. Além disso, tem como objetivo preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que possam solucionar problemas reais da população brasileira.


Quando acontece?

O programa tem início no dia 10/10/2022 e tem término previsto para a semana do dia 12/12/2022.


Qual é a duração do programa?

O programa tem a duração de 08 (oito) semanas corridas.


Que tipo de projeto participa do Inova Labs SVS | Fiocruz?

Ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups nas temáticas e áreas do conhecimento previstas no edital, que buscam atuar na resolução dos desafios de operação da Rede VigiAR-SUS.


Preciso ter um produto/processo/serviço/sistema pronto?

Não! O Inova Labs SVS | Fiocruz visa auxiliar na estruturação da sua solução técnica em um negócio. Dessa forma, aceitamos a submissão de ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups no programa.


Tenho um projeto em estágio inicial de desenvolvimento. Posso me inscrever?

Sim! Aceitamos projetos no momento de ideação e sem comprovações experimentais.


Quem participa do processo seletivo?

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos, de negócios e representantes do SVS/MS, da Fiocruz, e também da Biominas Brasil.


Qual é o cronograma?