Perdeu nosso evento?
Não se preocupe!

Você sabia que o empreendedorismo tornou-se ainda mais forte com os efeitos da crise sem precedentes gerada pela pandemia do Covid-19?

 

Pensando nisso, a Biominas Brasil promoveu em parceria com a UNESP INETEC o webinar Educação Empreendedora nas Universidades: levando inovação e empreendedorismo para alunos de graduação e pós-graduação, que contou com a presença de especialistas do setor:

 

     -  Sabrina Oliveira, coordenadora de projetos em inovação da Biominas Brasil (moderadora);

    -  Cristina Castro, Professora na UnB;
    -  Guilherme Wolff Bueno, Professor da UNESP;

    -  Rodolfo Giunchetti, Professor na UFMG e fundador da startup VetSolutions;

    -  Silvia Carvalho, Professora na UNESP.

 

O empreendedorismo já fazia parte da cultura dos brasileiros e de acordo com dados de uma análise histórica feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que períodos de recessão casam com picos no índice de empreendedorismo, já que essa é uma alternativa de renda buscada por muitas pessoas. Estima-se que tenhamos batido um recorde em 2020: que o grupo dos empreendedores iniciais no Brasil tenha chegado a uma proporção de 25% do total da população adulta.

 

A contribuição da universidade para a cultura empreendedora

 

O papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância. É preciso que os estudantes sejam preparados para atuar em ambientes profissionais que incluam empreendimentos inovadores, estimulando essa cultura e trazendo conhecimentos acerca dos diversos desafios enfrentados por esse setor.

 

Tópicos abordados:

 

  • O impacto das inovações tecnológicas e mudanças de mercado no ensino nas universidades;

  • Como formar alunos nas áreas de bio para o mercado privado de trabalho;

  • Como incorporar, na prática, os temas inovação e empreendedorismo nas aulas;

  • Ações das universidades para incentivar a inovação.