Programa Biotech Rondônia



O Programa Biotech Rondônia é uma iniciativa do Governo do Estado de Rondônia, juntamente com a SEDI que visa estimular a criação de novas oportunidades de negócios em biotecnologia no Estado de Rondônia, evidenciando a importância da biodiversidade e o fomento ao empreendedorismo.


Além de fortalecer a bioeconomia do estado, o programa visa apoiar o desenvolvimento de soluções dentro de áreas de interesse do estado, sendo as principais: biodiversidade amazônica, agro e doenças tropicais.

 

Conheça mais sobre o programa!

O Biotech Rondônia é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto a pesquisadores e empreendedores que atuam ou querem atuar em Rondônia, desenvolvendo, assim, soluções biotecnológicas que possam resolver lacunas relevantes nas áreas de biodiversidade amazônica, agro e doenças tropicais.


Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes.


O programa oferece suporte na construção de estratégias adequadas para a inserção de uma nova solução (produto/processo/serviço/sistema) no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe. Tudo isso online e com segurança.

20 

encontros ao vivo de interação

28

horas de mentoria online

6

bancas preparatórias

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Testar e validar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades a partir de uma metodologia direcionada que combina capacitação, modelagem e competição. As equipes participantes do programa terão oportunidade de interação com as áreas técnicas do Governo Estadual de Rondônia, visando a aplicação de suas tecnologias no estado.

INSCRIÇÕES

O edital do programa já está aberto e você pode fazer sua inscrição aqui. Serão selecionadas 18 equipes que atuam ou querem atuar no estado de Rondônia. As inscrições vão até o dia 19/09/2021.

Quero me inscrever!

SOBRE O PROGRAMA

Serão selecionadas até 18 equipes por rodada do Biotech Rondônia. O programa é dividido em 4 momentos:

Team Selection

Serão selecionadas até 30 equipes para a fase de entrevistas. No final de todo o processo de seleção, no máximo 18 equipes participarão do programa.

BioBusiness Model

Nesta etapa ajudaremos a criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado.

Labs

Suporte de especialistas para desenvolver uma estratégia para iniciar ou aprimorar a sua atuação no mercado, elaborarão um pitch paper (plano de negócio simplificado), conjuntamente com um pitch para apresentação oral.

Demoday

Evento em que as equipes mais bem pontuadas apresentam a sua solução e a sua estratégia para investidores e potenciais parceiros, marcando o encerramento da rodada de Pré-aceleração onde será anunciada a equipe vencedora.



BENEFÍCIOS

MENTORIA E CONEXÃO COM POTENCIAIS PARCEIROS




METODOLOGIA ESPECÍFICA PARA CIÊNCIAS DA VIDA E BIOTECNOLOGIA


SUPORTE E ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS


INTERAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS



WORKSHOPS E TREINAMENTOS RELACIONADOS A EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

ACESSO A UMA REDE DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS E INVESTIDORES-ANJO




Faça sua inscrição agora!


QUER SABER

MAIS SOBRE

O PROGRAMA?

Deixe seus dados ao lado e baixe o edital!



Seus dados estão protegidos conosco.

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

Quem pode participar?


São consideradas elegíveis inscrições provenientes de quaisquer estados brasileiros, que tenham interesse em atuar no mercado do estado de Rondônia, realizadas por equipes que possuem soluções biotecnológicas nas áreas: 


  1. Soluções nas áreas de agro, relacionadas aos principais cultivos do estado podendo incluir, controle de pestes e pragas, otimização de cultivos, fertilizantes, inoculantes e nutrição vegetal, genômica vegetal, etc;
  2. Soluções voltadas para a agricultura familiar, uso do conhecimento tradicional da região amazônica, etc;
  3. Soluções relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças tropicais, etc;
  4. Soluções relacionadas à biodiversidade amazônica, incluindo o uso de extratos e insumos para as áreas farmacêutica e alimentícia, etc.


O Programa Biotech Rondônia é uma capacitação ou uma competição?

Ambos! Durante o programa, os participantes serão capacitados quanto a aspectos de negócios e gestão, e também na parte técnica, aprendendo sobre inovação tecnológica de forma prática. O intuito é ensinar os pesquisadores e empreendedores a aplicar seus projetos e pesquisas científicas para o mercado. Para isso, acreditamos que uma competição entre as equipes inscritas é saudável, gerando mais dedicação dos participantes e senso de comunidade.


Tenho que pagar para participar?

Não! O Programa Biotech Rondônia é gratuito.


Quem organiza o Biotech Rondônia?

Esta é uma iniciativa conjunta entre o Governo Estadual de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI) e Biominas Brasil.


Qual é o objetivo do programa?

Com o programa Biotech Rondônia, o estado de Rondônia pretende potencializar a criação de futuros negócios e startups biotecnológicas nas áreas de maior interesse do estado, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da inovação em saúde no estado e país. Além disso, tem como objetivo evidenciar a importância da biodiversidade e o fomento ao empreendedorismo


Quando acontece?

O Programa Biotech Rondônia começará em Outubro de 2021.


Qual é a duração do programa?

O programa dura aproximadamente 10 semanas. As atividades acontecerão até três vezes por semana, de segunda à quarta-feira no turno da manhã, de forma online. Teremos atividades ao vivo e vídeos gravados com conteúdo.


Que tipo de projeto participa do programa?

Ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups em áreas do setor de biotecnologia aplicadas a biodiversidade amazônica, conhecimentos tradicionais, agro e doenças tropicais.


Preciso ter um produto/processo/serviço/sistema pronto?

Não! O Biotech Rondônia visa auxiliar na estruturação da sua solução técnica em um negócio. Dessa forma, aceitamos a submissão de ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups no programa.


Tenho um projeto em estágio inicial de desenvolvimento. Posso me inscrever?

Sim! Aceitamos projetos no momento de ideação e sem comprovações experimentais.


Quem participa do processo seletivo?

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos, de negócios e representantes do Governo do Estado de Rondônia.


Qual é o cronograma?

  • Prazo de inscrição: 19/09/2021
  • Fase de entrevistas: Semanas do dia 20/09/21
  • Anúncio das selecionadas: a partir de 24/09/21
  • Início do programa: 04/10/21
  • Fim do programa: 15/10/21