Confira a lista dos projetos selecionados para a 7ª rodada do BioStartup Lab!

Ver lista

O programa de pré-aceleração pioneiro no desenvolvimento de negócios em Ciências da Vida está de volta! Estão abertas as inscrições para a 7ª rodada do BioStartup Lab, da Biominas!

Nesta edição do programa, a Biominas selecionará até 16 (dezesseis) projetos que desenvolvem soluções promissoras em: Biotechs, Techbio, Health Techs, Food Techs e Green Techs, com o objetivo de fortalecer os negócios e gerar inovações em Ciências da Vida, especialmente no Brasil.


Temos mais de 7 (sete) anos de experiência em pré-acelerações e separamos alguns números dessa jornada para você que ainda não conhece nosso programa.

Baixar edital

Os negócios em bio passam por desafios muito particulares, tais como longos tempos de desenvolvimento e aspectos regulatórios bastante peculiares. Contudo, ainda assim, é possível apoiar o avanço da maturidade dos negócios, por meio de suporte especializado na construção de estratégias adequadas para a inserção de uma nova solução (tecnologia/produto/serviço) no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe. E essa capacidade a Biominas possui de sobra!


Abaixo, apresentamos alguns números que demonstram como nossa metodologia, criada especialmente para desenvolvimento de negócios em bio - e que foi lapidada e atualizada ao longo de mais de 7 (sete) anos, apoiou diversos projetos.

+250

projetos participantes

1380

pesquisadores impactados

5

regiões do Brasil

19

estados brasileiros

+60

ICTs participantes

15

ODS impactadas

Fique atento às novidades desta rodada!

Para a 7ª edição do BSL buscamos soluções nas áreas de saúde humana, agronegócios, saúde animal e meio ambiente. 


Durante 10 (dez) semanas, as equipes selecionadas terão a oportunidade e o suporte especializado para validar suas soluções e desenvolver as habilidades empreendedoras dos seus times!

Realizar inscrição

Para esta edição priorizaremos negócios em suas fases iniciais de desenvolvimento, preferencialmente buscamos por tecnologias em TRL 1 a 4, ou seja, da ideação até projetos que tenham validação experimental.

Rodada totalmente gratuita e 100% online!

Esta rodada do BSL é totalmente gratuita e será 100% online, o que pode facilitar a participação de projetos e empreendedores de todo o Brasil (e do mundo!). Os encontros serão preferencialmente de terça à quinta, na parte da manhã. Durante estes encontros síncronos haverá capacitações e mentorias que tem o objetivo de apoiar os negócios a avançarem no seu nível de desenvolvimento. E não para por aí. A Biominas possui uma plataforma de conteúdos, o Biominas Academy, em que os participantes terão acesso a aulas que complementarão a jornada das equipes.

Baixar edital da rodada

Está prevista a realização de um evento de conexão de forma presencial, que poderá ser realizado até 1 mês após a última semana de pré-aceleração. O evento não terá caráter obrigatório, mas é fortemente recomendado. O evento será aberto para todas as 16 (dezesseis) equipes selecionadas, e terá, além da participação da Biominas Brasil, a de parceiros que podem ser: investidores de todos os estágios, empresas privadas, agências de fomento, representantes do governo e do Estado e atores diversos do ecossistema. 

Ainda tem dúvidas se este programa é para você?

Veja aqui alguns depoimentos de participantes sobre o programa que podem te ajudar a compreender o valor que a Biominas entrega por meio do BioStartup Lab! -->

Além disso, é importante destacar que o BSL é apenas uma das formas de apoiarmos os negócios. A Biominas possui metodologias e programas que apoiam os negócios de base tecnológica em todos os seus estágios de desenvolvimento, por meio da nossa trilha de desenvolvimento. Assim, sua jornada conosco pode seguir de diversas outras formas. A partir da sua participação no programa, nosso propósito é poder te conectar com outras oportunidades para fazer seu negócio cada vez melhor.

Inscrever minha solução!

Baixe o edital completo da 7ª rodada do BioStartup Lab!

Preencha os campos ao lado para acessar o Edital da 7ª rodada do BSL. 

Lá você vai encontrar todas as informações, termos e condições para fazer sua inscrição e entender como se dará o processo de seleção dos projetos.

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar?

Equipes compostas por empreendedores ou pesquisadores que possuam ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups nas temáticas e áreas de conhecimento relacionadas à saúde humana, agronegócios, saúde animal e meio ambiente.


O BSL é uma capacitação ou uma competição?

Ambos! Durante a pré-aceleração, os participantes serão capacitados quanto à aspectos de negócios e gestão, e também na parte técnica, aprendendo sobre inovação tecnológica de forma prática. O intuito é ensinar os empreendedores e pesquisadores a aplicar seus projetos e pesquisas científicas para o mercado. Para isso, acreditamos que uma competição entre as equipes inscritas é saudável, gerando mais dedicação dos participantes e senso de comunidade.


Tenho que pagar para participar?

Não! A jornada de 10 (dez) semanas do BioStartup Lab é totalmente gratuita e online.


O programa de pré-aceleração oferece bolsas-auxílio?

O BSL não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


Preciso ter um produto/processo/serviço/sistema pronto?

Não! O programa visa auxiliar na estruturação da sua solução técnica em um negócio. Dessa forma, aceitamos a submissão de ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups no programa.


Tenho um projeto em estágio inicial de desenvolvimento. Posso me inscrever?

Sim! Aceitamos projetos no momento de ideação e sem comprovações experimentais.


Quem participa da seleção dos projetos?

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos e de negócios da Biominas Brasil e poderá contar com avaliadores externos, do ecossistema de empreendedorismo e inovação e que tenham experiência na avaliação destes tipo de projeto.


Onde faço minha inscrição?

As inscrições são feitas por um formulário do Google e possui diversas perguntas, acerca da solução, tecnologia, equipe, dentre outras. Contudo, antes de se inscrever é preciso conhecer todos os termos e condições, que estão previstos no edital.


Tenho apenas uma pessoa na equipe. Posso participar sozinho?

A Biominas entende que para evoluir com um projeto de inovação, principalmente os de base tecnológica, é preciso que mais de uma pessoa acredite nessa ideia e se dedique ao seu desenvolvimento. Então, para a inscrição é necessário que haja pelo menos 2 (duas) pessoas inscritas no projeto.


Como vai funcionar o evento presencial pós programa?

Está prevista a realização de um evento de forma presencial, que poderá ser realizado até 1 (um) mês após a última semana de pré-aceleração. O evento não terá caráter obrigatório, mas é fortemente recomendado. O encontro será aberto para todas as 16 (dezesseis) equipes selecionadas, e terá, além da participação da Biominas Brasil, a de parceiros que podem ser: investidores de todos os estágios, empresas privadas, agências de fomento, representantes do governo e do Estado e atores diversos do ecossistema.


E depois de finalizado o BioStartup Lab, como posso continuar contato com a Biominas?

A Biominas possui metodologias e programas que apoiam os negócios de base tecnológica em Ciências da Vida em todos os seus estágios de desenvolvimento (da ideação ao scale-up), por meio da nossa trilha de desenvolvimento. Assim, temos outras possibilidades de manter nossa interação com seu projeto para além da jornada do BSL, como por exemplo por meio do nosso programa de incubação ou promovendo a conexão da empresa com o ecossistema. 


Quais são as datas?

Realização

Patrocinadores

A Biominas tem como foco de atenção a promoção do empreendedorismo na transformação de projetos de ciência em negócios inovadores. Em seus 33 anos de dedicação ao setor, criou uma das primeiras incubadoras de empresas do Brasil, a primeira especializada em bio. A partir da incubadora, desenvolveu uma trilha completa de criação de negócios, incluindo a educação empreendedora, programas de pré-aceleração e aceleração de startups.


Conectamos pesquisadores e empreendedores a empresas e investidores, e vice-versa. Criamos serviços, programas e ambientes que de forma comprovada contribuem para a construção de negócios de sucesso a partir da interação entre os principais players das áreas de ciências da vida e biotecnologia.

Conheçer mais sobre a Biominas Brasil