2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura de Belo Horizonte



A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), convida para seleção de projetos/startups inovadoras de desenvolvimento de produtos e serviços em bem-estar e qualidade de vida a serem pré acelerados na 2ª Rodada do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH. 

 

Inscrições encerradas!

O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH visa estimular a criação de novas oportunidades de negócios em tecnologias voltadas para bem-estar e qualidade de vida em Belo Horizonte. Além de fortalecer a conexão entre importantes setores da economia de Belo Horizonte (como Ciências da Vida e TI), o programa visa apoiar o desenvolvimento de soluções para gerar um aumento do bem-estar e qualidade de vida da população de Belo Horizonte.


O Programa está também alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionando-se especialmente com os seguintes ODS (direta ou indiretamente): 

  • ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável (o Programa trabalhará com a temática da segurança alimentar e melhoria na nutrição); 
  • ODS 3: Saúde e bem-estar (o Programa buscará identificar e apoiar soluções tecnológicas que permitam o acesso à saúde e de promoção ao bem-estar para todos em todas as idades)
  • ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura (o Programa busca promover o fomento à inovação sustentável).



A pré aceleração de startups é um dos pilares do 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH e consiste em uma imersão empreendedora de 10 semanas que oferece suporte na construção de estratégias adequadas, no desenvolvimento de pilotos para a inserção de uma nova solução (produto/processo/serviço/sistema) no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe.

Baixe o edital

PARA QUEM É O PROGRAMA?

São consideradas elegíveis inscrições provenientes de quaisquer estados brasileiros, sendo startups que tenham interesse em atuar no município de Belo Horizonte.


  • Procuramos equipes formadas por no mínimo duas e no máximo quatro pessoas;
  • Buscam validar e inserir no mercado soluções tecnológicas e biotecnológicas que contribuem para aumentar o bem-estar e qualidade de vida da população, tais como, mas não somente:

1) Ampliação de hábitos saudáveis (como por exemplo: segurança alimentar, nutrição, sono e descanso, saúde mental e/ou física, etc.);

2) Estímulo ao esporte e lazer (como por exemplo: melhora em atividades do dia a dia, controle de níveis de energia e fadiga, recreação, etc.);

3) Monitoramento e controle de ambientes (como por exemplo: poluição, clima, etc.);

4) Qualidade de Trabalho (como por exemplo: promoção e monitoramento do bem-estar e qualidade de vida para trabalhadores, mobilidade, acessibilidade, etc.);

5) Promoção da saúde populacional (como por exemplo: soluções de prevenção, predição, personalização, etc.).


  • Cujas soluções estejam em uma das seguintes fases de desenvolvimento - Beta ou Launched.
  • Beta: a equipe está realizando testes e exercícios de validação, o que pode incluir (mas, não se limita à construção de protótipo; atividade de bancada; realização de testes-piloto; provas de conceito; escalonamento; e, construção de Mínimo Produto Viável (MVP);
  • Launched: a equipe finalizou os testes e validações, inseriu a solução no mercado, mas não possui tração comercial, ou seja, conta com usuários ou clientes pagantes, mas precisa aprimorar a sua solução e ampliar o seu alcance de mercado.
  • Não serão aceitas soluções em fase de ideação.



  • Comprometem-se com o programa e garantem o comparecimento de, pelo menos, um empreendedor nas atividades online de capacitação, tais como workshops e treinamentos, e nas atividades que envolvam entregas para as bancas de avaliação, essas últimas realizadas entre as etapas do programa e no evento de encerramento.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

As equipes selecionadas receberão suporte de especialistas para criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado. Além disso, nesta etapa as equipes têm interação com áreas técnicas da PBH e parceiros para investigação do problema, conhecimento da estrutura, recursos e gargalos atuais do sistema, para alinhamento da sua solução. Ao final, apresentam o trabalho desenvolvido a um conjunto de avaliadores e recebem a primeira avaliação acerca da viabilidade de implementação, pontos de melhorias e possibilidades de interação com a PBH e parceiros.

Inscrições encerradas!

SOBRE O PROGRAMA

Serão selecionadas 12 equipes por rodada para participar.

O programa é dividido em 4 momentos:

Team Selection

Serão selecionadas até 40 equipes para a fase de entrevistas. No final de todo o processo de seleção, 12 equipes participarão do programa.

BioBusiness Model

Nesta etapa ajudaremos a desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução.

Labs

Suporte de especialistas para desenvolver uma estratégia para iniciar ou aprimorar a sua atuação no mercado a partir de uma visão aprofundada sobre a aplicabilidade da sua tecnologia para bem-estar e qualidade de vida.

Demoday Virtual

Evento em que as equipes mais bem pontuadas apresentam a sua solução e a sua estratégia para investidores e potenciais parceiros, marcando o encerramento da rodada de Pré Aceleração onde será anunciada a equipe vencedora.



BENEFÍCIOS

Mentoria e conexão com potenciais parceiros




Workshops e treinamentos relacionados a empreendedorismo e inovação tecnológica


Suporte, interlocução com parceiros e acompanhamento individualizado


Interação com instituições organizadoras



Acesso a uma metodologia específica para ciências da vida


Acesso a uma rede de fundos de investimentos e investidores-anjo




QUER SABER

MAIS SOBRE

O PROGRAMA?


Baixe o edital ao lado!

*Quero me manter atualizado e concordo em receber gratuitamente as atualizações deste programa da Prefeitura de Belo Horizonte e da Biominas Brasil. Eu compreendo que tenho direito de solicitar a retirada deste consentimento a qualquer momento.

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

Quem pode participar?

São consideradas elegíveis inscrições provenientes de quaisquer estados brasileiros, sendo startups que tenham interesse em atuar no município de Belo Horizonte e que ofereçam soluções nas seguintes áreas:


  • Ampliação de hábitos saudáveis (como por exemplo: segurança alimentar, nutrição, sono e descanso, saúde mental e/ou física, etc.);
  • Estímulo ao esporte e lazer (como por exemplo: melhora em atividades do dia a dia, controle de níveis de energia e fadiga, recreação, etc.);
  • Monitoramento e controle de ambientes (como por exemplo: poluição, clima, etc.);
  • Qualidade de Trabalho (como por exemplo: promoção e monitoramento do bem-estar e qualidade de vida para trabalhadores, mobilidade, acessibilidade, etc.);
  • Promoção da saúde populacional (como por exemplo: soluções de prevenção, predição, personalização, etc.).

 

Além disso, serão aceitas soluções que estejam nas seguintes fases de desenvolvimento: 


  • Beta: a equipe está realizando testes e exercícios de validação, o que pode incluir (mas, não se limita à construção de protótipo; atividade de bancada; realização de testes-piloto; provas de conceito; escalonamento; e, construção de Mínimo Produto Viável (MVP);
  • Launched: a equipe finalizou os testes e validações, inseriu a solução no mercado, mas não possui tração comercial, ou seja, conta com usuários ou clientes pagantes, mas precisa aprimorar a sua solução e ampliar o seu alcance de mercado.



O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico PBH é uma capacitação ou uma competição?

Ambos! Durante o programa, os participantes serão capacitados quanto à aspectos de negócios e gestão, e também na parte técnica, aprendendo sobre inovação tecnológica de forma prática. Para isso, acreditamos que uma competição entre as equipes inscritas é saudável, gerando mais dedicação dos participantes e senso de comunidade.


Tenho que pagar para participar?

Não! O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico PBH é gratuito.


O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH oferece bolsas-auxílio?

O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


Quem organiza o 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH?

Esta é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), por meio das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Biominas Brasil.


Qual é o objetivo do programa?

O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH visa estimular a criação de novas oportunidades de negócios em tecnologias voltadas para bem-estar e qualidade de vida em Belo Horizonte. Além de fortalecer a conexão entre importantes setores da economia de Belo Horizonte (como Ciências da Vida e TI), o programa visa apoiar o desenvolvimento de soluções para gerar um aumento do bem-estar e qualidade de vida da população de Belo Horizonte.


Quando acontece?

O programa tem início no dia 07/03/22 e tem término previsto para 13/05/2022.


Qual é a duração do programa?

A 2ª Rodada do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da PBH terá duração de 10 semanas, com previsão de que as atividades aconteçam de forma online em dois dias seguidos por semana (segunda e terça-feira), no período diurno, entre os dias 07 de Março a 13 de Maio de 2022. Durante tal período, a presença online de pelo menos um membro da equipe é exigida.


Tenho um projeto em estágio inicial de desenvolvimento. Posso me inscrever?

Não serão aceitos projetos na fase de ideia.


Quem participa do processo seletivo?

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos, de negócios e representantes da PBH e também da Biominas Brasil.


Qual é o cronograma?

  • Lançamento da Chamada  - 16/12/2021 
  • Prazo para inscrição - Até 06/02/2022 
  • Anúncio das startups selecionadas -  A partir de 23/02/2022
  • Início da Rodada - 07/03/2022 
  • Término da Rodada - 13/05/2022