Inova Labs Fiocruz

Procuramos soluções nas áreas de oncologia e emergências sanitárias.


Queremos te ajudar a transformar sua solução tecnológica em um negócio! 

SUBMETA SEU PROJETO!

O Inova Labs Fiocruz é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto aos pesquisadores da Fiocruz em todo o país para o desenvolvimento de soluções que possam resolver lacunas relevantes do sistema público de saúde nas áreas de oncologia e emergências sanitárias. 


Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes.


Damos suporte na construção de estratégias adequadas para a inserção de uma nova solução (produto/processo/serviço/sistema) no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Testar e validar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades a partir de uma metodologia direcionada que combina capacitação, modelagem e competição. As equipes participantes do programa terão oportunidade de interação com o com as áreas técnicas do MS, visando a aplicação de suas tecnologias no SUS.

INSCRIÇÕES

O fluxo de propostas para o edital é contínuo para as 4 rodadas do programa, ou seja, os projetos podem ser apresentados a qualquer momento. Porém, cada rodada tem seu próprio processo seletivo com cronogramas fixos. A primeira rodada está com inscrições abertas e avaliará os projetos submetidos até o dia 30 de junho de 2019.

Se inscreva aqui!

SOBRE O PROGRAMA

Serão selecionadas até 21 equipes por rodada para participar do Inova Labs Fiocruz. O programa é dividido em 4 momentos:

Team Selection

Serão selecionadas até 40 equipes para a fase de entrevistas. No final de todo o processo de seleção, no máximo 21 equipes participarão do programa.

BioBusiness Model

Nesta etapa ajudaremos a criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado.

Labs

Suporte de especialistas para desenvolver uma estratégia para iniciar ou aprimorar a sua atuação no mercado, elaborarão um pitch paper (plano de negócio simplificado), conjuntamente com um pitch para apresentação oral.

Demoday

Evento em que as equipes mais bem pontuadas apresentam a sua solução e a sua estratégia para investidores e potenciais parceiros, marcando o encerramento da rodada de Pré-aceleração onde será anunciada a equipe vencedora.



BENEFÍCIOS

Mentoria e conexão com potenciais parceiros




Metodologia específica para ciências da vida



Suporte e acompanhamento dos projetos



Espaço de trabalho durante as atividades do programa



Interação com instituições organizadoras: Fiocruz, DECIT e a Fundação Biominas.




Workshops e treinamentos relacionados a empreendedorismo e inovação tecnológica


Acesso a uma rede de fundos de investimentos e investidores-anjo




CRONOGRAMA DA RODADA 01

QUER SABER

MAIS SOBRE

O PROGRAMA?

Seus dados estão protegidos conosco.

COMO USAR A PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

Quem pode participar?

Equipes compostas por servidores da Fiocruz que possuam ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups em áreas do setor de saúde humana e Digital Health, aplicadas à oncologia ou emergências sanitárias.


Quem NÃO pode participar?

Não estão elegíveis a participar do programa Inova Labs Fiocruz pesquisadores, empreendedores, alunos ou servidores externos à Fiocruz.


Qual é a diferença entre o programa e a rodada?

O Programa Inova Labs Fiocruz é uma parceria entre o DECIT/SCTIE/MS, a VPPCB e a VPPIS da Fiocruz, e a Biominas Brasil, e é constituído de 4 rodadas de pré-aceleração de projetos, pesquisas, tecnologias e startups vindas da Fiocruz.

A rodada 01 (ou Inova Labs Fiocruz 01) é a primeira dessas 4 rodadas que compõem o Programa Inova Labs. Haverão outras 3 rodadas, que acontecerão em 2019 e 2020.


O Programa Inova Labs é uma capacitação ou uma competição?

Ambos! Durante o Inova Labs, os participantes serão capacitados quanto à aspectos de negócios e gestão, e também na parte técnica, aprendendo sobre inovação tecnológica de forma prática. O intuito é ensinar os colaboradores da Fiocruz a aplicar seus projetos e pesquisas científicas para o mercado. Para isso, acreditamos que uma competição entre as equipes inscritas é saudável, gerando mais dedicação dos participantes e senso de comunidade.


Tenho que pagar para participar?

Não! O Inova Labs Fiocruz é gratuito, e os custos de deslocamento e diárias serão cobertos para os servidores das unidades Fiocruz fora da cidade do Rio de Janeiro. O Inova Labs Fiocruz não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


O Inova Labs oferece bolsas-auxílio?

O Inova Labs Fiocruz não oferece bolsas-auxílio aos participantes.


Quem organiza o Inova Labs Fiocruz?

Esta é uma iniciativa conjunta entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Biominas.


Qual é o objetivo do programa?

Com o programa Inova Labs, a Fiocruz pretende potencializar a criação de futuros negócios e startups de acordo com suas diretrizes institucionais, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da inovação em saúde no país. Além disso, tem como objetivo preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que possam solucionar problemas reais da população brasileira e avançar ainda mais na transferência de conhecimento gerado na Fiocruz.


Quando acontece?

O Inova Labs Fiocruz 01 começará no dia 09/09/19, e terminará no dia 15/11/19. As atividades acontecerão às quartas e quintas-feiras no turno da tarde, e às sextas-feiras no turno da manhã, presencialmente no Rio de Janeiro. Haverão outras rodadas em 2019 e 2020.


Qual é a duração do programa?

O programa dura 10 semanas. As atividades acontecerão três vezes por semana, às quartas e quintas-feiras no turno da tarde, e às sextas-feiras no turno da manhã, presencialmente no Rio de Janeiro.


Que tipo de projeto participa do Inova Labs?

Ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups em áreas do setor de saúde humana e Digital Health, aplicadas à oncologia ou emergências sanitárias.


Preciso ter um produto/processo/serviço/sistema pronto?

Não! O Inova Labs visa auxiliar na estruturação da sua solução técnica em um negócio. Dessa forma, aceitamos a submissão de ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups no programa.


Tenho um projeto em estágio inicial de desenvolvimento. Posso me inscrever?

Sim! Aceitamos projetos no momento de ideação e sem comprovações experimentais. Porém, se você quiser esperar para ter um projeto ou startup um pouco mais maduro, isso também é possível. Basta esperar as datas de seleção da próxima rodada (Inova Labs 02), que se iniciarão no dia 05/08/2019.


Quem participa do processo seletivo?

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos, de negócios e representantes do DECIT/SCTIE/MS, da VPPCB e da VPPIS da Fiocruz, e também da Biominas Brasil.


Qual é o cronograma?

Inscreva-se!

Faça sua inscrição!